Amplificador operacional
Valdiney Donizete Jarina RA: 30023934
Amplificador Operacional
SANTO ANDRÉ – SP
2012
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
Valdiney Donizete Jarina RA: 30023934
Amplificador Operacional
Trabalho de Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pela UniABC, apresentado como exigência parcial da disciplina Eletrônica Aplicada , sob orientação do Prof.Claudio Denis.
SANTO ANDRÉ – SP
2012
Amplificador Operacional
Os amplificadores operacionais são dispositivos extremamente versáteis com uma imensa gama de aplicações em toda a eletrônica.
Os amplificadores operacionais são amplificadores de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentação para controle de suas características. Eles são hoje encarados como um componente, um bloco fundamental na construção de circuitos analógicos. Internamente, são constituídos de amplificadores transistorizados em conexão série. Externamente, são geralmente representados pelo símbolo.
V+ – Entrada não Inversora
V- – Entrada Inversora
VO – Tensão de Saída
O AOP possui duas entradas e uma saída onde à função é apresentar na saída o múltiplo da diferença entre as duas entradas onde A é o ganho de tensão do Amplificador Operacional.
Os amplificadores operacionais são usados em amplificação, controle, geração de formas de onda senoidais ou não em freqüências desde C.C. ate vários Megahertz. Com emprego na realização das funções clássicas matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão, integração e diferenciação, os amplificadores operacionais são os elementos básicos dos computadores analógicos. São úteis ainda em inúmeras aplicações em instrumentação, sistemas de controle, sistemas de regulação de tensão e corrente, processamento de sinais, etc.
O AOP tem a função de amplificar o resultado da diferença entre suas entradas como podemos ver no exemplo a seguir:
O exemplo acima mostra a diferença entre os dois sinais contínuos. Supondo que o ganho A seja de