Amostragem
Geralmente, as pesquisas são realizadas através do estudo de elementos de uma amostra que é retirada de uma população. A população trata-se de um conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam características em comum definidas para o estudo, já a amostra é um subconjunto da população.
O estudo da população como um todo é muito preciso, mas nem sempre se consegue obter as informações de todos os elementos que contém nesta população, além do custo ser alto, nem sempre se tem tempo necessário para coletar essas informações, por isso coleta-se amostras da população.
O processo de escolha de uma amostra da população é denominado amostragem. Uma amostra pode ser então, caracterizada como: “uma porção ou parte de uma população em interesse”. Utilizar amostras para ter-se conhecimento sobre populações é realizado intensamente na Agricultura, Política, Negócios, Marketing, Governo, etc.
O objetivo principal deste trabalho é apresentar, de forma simples, a importância da amostragem em um trabalho estatística e quais os tipos e técnicas da amostragem utilizadas pelos pesquisadores para a obtenção de dados.
2- DESENVOLVIMENTO
O planejamento amostral pode ser definido como o conjunto de etapas que possibilitam a definição de segmentos pertencentes a uma amostra de resultados. Primeiramente deve-se conhecer o universo a que se refere o estudo, a população que será estudada e a amostra.
O pesquisador que deverá decidir se a amostra será aleatória ou intencional. A amostra será intencional quando o pesquisador conseguir arbitrar quais unidades da população serão estudadas, o que acontece apenas em situações particulares que oferecem informações igualmente particulares.
2.1- Amostragem sistemática
A amostragem sistemática é uma variação da amostragem aleatória simples (atribui-se cada elemento da população um número distinto; efetuam-se vários sorteios até completar-se o tamanho da amostra) conveniente quando a