Filme "a missão" profuncionário
1 – Identifique no filme:
Quais são as finalidades da colonização; papel da catequese no processo civilizatório; choque cultural entre os povos com usos e costumes diferentes; aliança ou confronto entre posições da Igreja e os donos da terra.
2 – Fale sobre a “violência cultural” que estaria presente no projeto civilizatório representado pelas missões jesuíticas.
A Missão é um filme inglês, de 1986, onde retrata a missão jesuítica de civilizar e evangelizar os povos indígenas da colônia portuguesa terminado em guerra.
O filme se passa em 1750 na fronteira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os padre jesuítas chegaram conquistando os índios guaranis com seus instrumentos e suas habilidades. Padre Gabriel é o personagem principal e cria um vínculo muito forte com este povo quando é designado à missão de São Carlos. Adquire a confiança deles e aos poucos introduz seu projeto missionário no meio. Catequiza os nativos ensinando a eles o amor. Rodrigo Mendonza é um mercador de escravos que mata seu próprio irmão pelo amor de uma mulher. E sofre um ressentimento muito grande por conta disso. Padre Gabriel o convida à conversão e Mendonza se arrepende do pecado tornando-se um jesuíta. Quem antes maltratava os índios agora os defende até a morte.
Com o Tratado de Madrid os jesuítas deveriam retirar-se das terras com os índios. Mas houve resistência por parte dos guaranis que não se convenceram a sair, pois ali tinham toda uma história de vida construída. Acabaram se rebelando, dando início às Guerras Guaraníticas. O valente Mendonza liderou os índios nesta defesa e lutou até a morte para salvá-los das tropas espanholas e portuguesas que atacaram sem piedade. E Padre Gabriel, que decidiu ficar na missão sem lutar, é morto com o Corpo de Cristo nas mãos no meio dos curumins. E o filme termina num verdadeiro massacre dando fim a resistência guarani.
Segundo o que eu pude explorar nas pesquisas