Amostragem
Definições importantes:
1) População: conjunto formado por indivíduos ou objetos que tem pelo menos uma variável comum e observável.
Exemplos: população de alunos do 1º ano de uma faculdade; população de peças fabricadas numa linha de produção.
Tamanho de uma população finita = nº de elementos que a compõem.
2) Amostra: fixada uma população, qualquer subconjunto formado exclusivamente por seus elementos é denominada amostra desta população.
3) Amostragem: processo de seleção de uma amostra, que possibilita o estudo das características de uma população.
4) Parâmetro: medida usada para descrever uma característica numérica populacional. Exemplos: média, variância.
A teoria da amostragem é o estudo das relações existentes entre uma população e as amostras dela extraídas. É muito utilizada para a estimação das grandezas desconhecidas da população (parâmetros) através de conhecimento das grandezas correspondentes nas amostras (estatísticas amostrais).
Fatores como custo, tempo, ensaios destrutivos e populações infinitas tornam a amostragem preferível a um estudo completo (censo).
Os principais tipos de amostragem utilizados são os probabilísticos, onde todos os indivíduos da população têm a mesma chance de serem selecionados. Os planos de amostragem probabilística são delineados de tal modo que se conhecem todas as combinações amostrais possíveis e suas probabilidades, podendo-se então determinar o erro amostral.
Os métodos mais comuns de amostragem probabilística são:
Amostragem aleatória simples: os elementos de uma população são escolhidos de tal forma que todos tenham a mesma chance de serem escolhidos. Pode-se utilizar uma tabela de números aleatórios ou um programa de geração de números aleatórios. Amostragem estratificada: subdivide-se a população em, no mínimo, dois estratos (subpopulações) que compartilham a mesma característica e em seguida escolhe-se uma amostra de cada. Exemplo: homens e mulheres.
Amostragem sistemática: