amostragem
Estudo das relações existentes entre uma população e as amostras extraídas dela.
Importância: possibilidade de avaliar uma determinada variável ou grandeza em uma população muito grande (inferência a toda a população), ou quando não há a necessidade de medir toda a população.
Os resultados obtidos na amostragem levam em consideração as indicações de precisão e de probabilidade para a população como um todo.
Amostragem é o processo de obtenção de amostras.
CONCEITOS IMPORTANTES
População (N): é a totalidade de observações possíveis, pode ser finita ou infinita, mas devem apresentar pelo menos uma característica em comum.
Amostra (n): conjunto de medidas ou sucessos selecionados de uma população (subconjunto de uma população finita).
Inferência Estatística: as características numéricas de uma população são denominadas parâmetros, enquanto que as características de uma amostra, chamam-se estatísticas.
Erros: indicam a variação existente entre tratamentos testados.
Precisão: parâmetro que expressa a variação que a medida sofre ao ser repetida N vezes. É a medida da reprodutibilidade, geralmente expressa pela maior diferença entre os valores medidos e a média desses valores: máx |Xi − X|
Exatidão: grau de acerto entre o valor da medida experimental e o valor correto da amostra. desvio máximo, em relação ao valor verdadeiro x, de uma série de medidas Xi: max |X − Xi|
Exemplo: Embora sejam sinônimos na linguagem do dia-a-dia, exatidão e precisão são coisas distintas no conceito técnico (Figura 1). Na analogia, o centro do alvo seria o valor verdadeiro e as coordenadas dos tiros seriam as medições.
Figura 1. Clássico exemplo do tiro ao alvo para ilustrar graficamente a diferença entre precisão e exatidão.
Em (a) os resultados são exatos porque, em média, estão próximos do valor verdadeiro, mas não são precisos porque há certa dispersão.
Em (d) os resultados são precisos porque estão próximos entre si, mas não são exatos porque estão