Trabalho de edificações
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia Civil e Ambiental
Ana Julihilda Carneiro de Araujo
Carla Simone de Albuquerque
Carlos Alex Sousa Adriano
José William Rodrigues Neves Junior
EDIFICAÇÕES I
SOBRAL – CE
2013
EDIFICAÇÕES I
Trabalho apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú, como requisito parcial para a obtenção da aprovação da disciplina de Edificações I, ministrada pelo professor Paulo Robson.
SOBRAL – CE
2013
RESUMO
Qualquer construção que exista, é composta por elementos estruturais. As paredes consideradas são as que mais se executam (ou as que mais se executaram) na construção corrente, quer em edifícios para habitação quer em edifícios industriais, escritórios e espaços comerciais.
Concreto é uma mistura de cimento, água e materiais inertes (geralmente areia, pedregulho, pedra britada ou argila expandida) que, empregado em estado plástico, endurece com o passar do tempo, devido à hidratação do cimento, isto é, sua combinação química com a água. Podemos ter esse concreto de vários formas, simples ou o concreto armado ou protendido, por exemplo. As lajes também são elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões. Outra característica que diferencia as lajes de outros elementos estruturais planos é que o carregamento que nela atua é perpendicular ao seu plano médio. As coberturas, por exemplo, são estruturas que se definem pela forma, observando as características de função e estilo arquitetônico das edificações; têm como função principal a proteção das edificações, contra a ação das intempéries, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas.
SUMÁRIO
1.