Amostragem
Chama-se amostra uma porção limitada de material tomada do conjunto – o universo, na terminologia estatística -, selecionada de maneira a possuir as características essenciais do conjunto. Então, o processo de amostragem é a série sucessiva de etapas operacionais especificadas para assegurar que amostra seja obtida com a necessária condição de representatividade. A amostra é obtida através de incrementos recolhidos segundo critérios adequados.
O objetivo de qualquer amostragem é sempre coletar uma porção representativa para exame, cujo resultado fornecerá uma imagem real do universo estudado;
Cada amostra coletada e devidamente identificada deverá ser acompanhada de uma ficha contendo informações que a caracterizem perfeitamente (data de coleta, origem da amostra, identificação do ponto, hora da coleta, condições climáticas, nome do coletor, nome do interessado, e observações que possam auxiliar tanto o exame como a interpretação do resultado), bem como medidas efetuadas em campo (pH, temperatura da amostra, temperatura do ar, cloro, leitura de vazão, leitura de nível, etc.) e a finalidade do exame (potabilidade, controle, irrigação, estudo, dessedentação de animais, abastecimento industrial, etc.).
Amostragem de resíduos
Amostra representativa
Parcela dos resíduos a ser estudado, que é obtida através de um processo de amostragem, e que, quando analisada, apresenta as mesmas características e propriedades da massa total do resíduo.
Amostra simples
Parcela do resíduo a ser estudado, que é obtida através de um processo de amostragem e de um único ponto ou profundidade.
Amostra composta
Soma das parcelas individuais do resíduo a ser estudado, obtidas em pontos, profundidade e/ou instantes diferentes, através dos processos de amostragem. Estas parcelas devem ser misturadas de forma a se obter uma amostra homogênea.
Amostra homogênea
Amostra obtida pela melhor mistura possível das alíquotas de resíduos. Esta
mistura