Amostra de solos
Aparelhos necessários:
a) Almofariz e mão de gral recoberta de borracha;
b) Repartidor de amostras;
c) Balanças que permitam pesar nominalmente 1,5 Kg, 10 Kg e 20 Kg, com resoluções de 0,1g, 1g e 5g, respectivamente, e sensibilidades compatíveis;
d) Peneiras de 76,2 - 50,8 - 19,1 - 4,8 - 2,0 - 0,42 mm, de acordo com a NBR 5734;
e) Bandejas metálicas.
Compactação
Três formas de preparação de amostra:
a) Com secagem prévia até a umidade higroscópica;
b) A 5% abaixo da umidade ótima presumida;
c) A 3% acima da umidade ótima presumida.
- Com secagem prévia até a umidade higroscópica: Secar a amostra ao ar, até a umidade higroscópica, desmanchar os torrões, sem quebrar os grãos, e homogeneizar a amostra, com o repartidor de amostras, ou pelo quarteamento, reduzir a quantidade de material até obter uma amostra representativa suficiente para a realização do ensaio, verificar se a amostra por completo na peneira 4,8 mm, se a amostra apresentar material retido na peneira 4,8 mm passar a mesma na peneira 19,1mm para desmanchar os torrões ainda existentes, passar o material retido na peneira 19,1 mm através da de 76,2 mm e desprezar o material nessa última. Substituir o material retido na peneira 19,1 mm e que passa na de 76,2 mm por igual quantidade de material retido na peneira 4,8 mm e que passe na de 19,1 mm.
- A 5% abaixo da umidade ótima presumida: A amostra deve vir embalada para o laboratório de modo a evitar perda de umidade, secar o material até 5% abaixo da umidade ótima presumida, (caso a umidade esteja abaixo do valor referido, acrescente água ao mesmo.
- A 3% acima da umidade ótima presumida: A amostra deve vir embalada para o laboratório de modo a evitar perda de umidade, secar o material até 3% acima da umidade ótima presumida.
Granulometria
Usar 3 Kg para amostras com grande presença de pedregulhos e 2 Kg para amostras com baixa presença de pedregulhos, passar na peneira 76 mm, o