Amortização
Amortização é um processo financeiro pelo qual uma obrigação é sanada progressivamente por meio de pagamentos periódicos, de tal forma que, ao termino de prazo estipulado, o debito seja liquidado. No Brasil, existe a amortização contábil, cujo conceito não se restringe á diminuição de dividas, mas também a direitos intangíveis classificados no ativo, derivado da teoria de dimensão econômica dos fundos contáveis. Assim, associa-se o termo amortização contábil, à depreciação contável, redução de bens tangíveis, e a exaustão contábil Principais sistemas de amortização: 1) Sistema de Pagamento único: um único pagamento no final. 2) Sistema de Pagamentos variáveis: vários pagamentos diferenciados. 3) Sistema Americano: pagamento no final com juros calculados período a período. 4) Sistema de Amortização Constante (SAC): a amortização é constante e igual em cada período. 5) Sistema Price: as prestações são iguais.
Em todos os sistemas de amortização, cada pagamento é a soma do valor amortizado com os juros do saldo devedor.
SAC: os bancos, geralmente, utilizam esse sistema para empréstimos de longo prazo, onde a amortização de uma divida é feita em prestações periódicas, sucessivas e decrescentes em progressões aritméticas, em que o valor da prestação é composto de uma parcela de juros uniformemente decrescente e a outra é de amortização que permanece constante.
Sistema Price: as prestações pagas são compostas por uma parcela de juros e outra de amortização. Como as prestações são constantes a medida em que a divida diminui os juros também diminuem e, conseqüentemente, as quotas de amortização aumentam.
Luciene Miranda