Amorim
Gustavo Rocha RA:1300500-2
Bruno Amorim RA:1300560-2
2 ano
Turma: B
Trabalho De Historia Da Arte
MARINGÁ 2014
Matthias Grünewald, A Ressureição, 1515 Painel do altar de Isenheim; óleo sobre madeira.
Objetiva: A imagem nós da uma sensação de morte e guerra, ao meio da imagem um caixão com um homem “Jesus Cristo” saindo dele, sendo iluminado por um sol, a sua volta homens caídos em meio a escuridão de toda a imagem.
Subjetiva: Ela mostra cristo em sua ressurreição, percebendo-se que é ele pelo manto vermelho e Branco e o furo em seus pés e suas mãos pelo seu crucificamento saindo de seu caixão. Ela revela também soldados romanos caídos perante ele com a quase toda a imagem escura somente o brilho entorno de Jesus dando tom de divindade.
Formal: Matthias Grünewald é um pintor expressionista, pois na imagem podemos ver claramente traços característicos do expressionismo, como traços dramáticos e sombrios, preocupação com a sensação de luz e cor, expressando sentimentos humanos e intensas emoções. Suas formas tinham um fácil entendimento da imagem, com pequenos traços, como os furos das mãos que mesmo pequenos fica em evidencia na imagem, qualquer pessoa que conheça a historia de Cristo, saberia interpretar a pintura.
Elementos visuais: A composição da imagem nós mostra Jesus em uma forma triangular com um circulo atrás, com cores quentes “vermelhas e amarelas” nós passa uma sensação de dinamismo, poder e movimento, ao contrario dos soldados caídos que parecem uma forma quadrada e sombreada como o fundo da imagem, que passa uma sensação de elementos parados. Todos esses elementos que separados dificilmente formam algo, mas em conjunto completam totalmente a obra.
Efeito