luciana
A administração virtual nasceu com a era da tecnologia da informação, por atender as necessidades e por ter um sistema rápido, eficaz e compreensível, tornou-se como uma exigência para os executivos. A organização virtual é entendida como uma empresa baseada nas informações em tempo real, feito por fusão de telecomunicação e com a informática.
A administração virtual é feita por um poder de informação positiva. Podemos exigir uma participação maior de toda equipe e uma interação principal com o mercado. Segundo Talpscott (1996. apud Geraldo Maciel, 2007) “ vivemos na era da tecnologia, na era digital”. A administração virtual pode ser definida como a utilização da tecnologia da informação.
A organização virtual visa o recurso da tecnologia da informação por meio da Internet que controla as entradas e saídas de informações. A gerência virtual tem por objetivo gerenciar e facilitar o trabalho e proporcionar um espírito de equipe. É importante na administração virtual o controle dos resultados, assumindo aliança e reforçando o controle de terceirização (Rocha, 2008).
Podemos destacar alguns conceitos da administração virtual sendo eles:
Melhoria Contínua: Aprendizagem mais rápida, aprimoramento, reengenharia constante, estrutura global, sistemas de recompensa.
Organização Fluída e Flexível ou Virtual: Respostas rápidas, ágeis, parcerias, manufatura flexível, rotatividade de funções.
Recursos Humanos Criativos: Equipes multinacionais reconhecimento, empreendedorismo.
Cultura Igualitária de Respeito Mútuo: Ética nos negócios tem se uma visão holística, proteção e preservação do meio ambiente e programas sociais.
Suporte Tecnológico: Intranet, Extranet e Internet.
Alguns problemas da Empresa virtual
O uso da informação traz vários benefícios, como agilidade, produtos personalizados... Mas com o uso dessa tecnologia os trabalhadores dessas organizações sofrem com a convivência com esse tipo de ferramenta de trabalho vejamos