AMOR
Higiene coletiva - Conjunto de medidas de higiene que visa a promoção da saúde e a prevenção de doenças comuns ao homem no âmbito das interações sociais.
Ausência de infraestrutura adequada para tratamento e destino de resíduos: danos à saúde humana.
Produção de poluentes atmosféricos de diversas fontes.
Controle de fatores socioambientais: determinante para qualidade de vida e bem estar físico, mental e social.
Uma sociedade que reconhece a importância das medidas de higiene coletiva e ambiental, colocando-as em prática, tende a oferecer um bom nível de qualidade de vida
Itens de Higiene Coletiva e Ambiental :
1. Abastecimento de água adequada para o consumo
2. Tratamento e disposição dos esgotos sanitários
3. Coleta e destino do lixo
4. Higiene das habitações
5. Saneamento dos locais de trabalho, segurança, lazer, educação sanitária entre outros
Saneamento básico Alguns procedimentos de saneamento básico são: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem). As atividades de saneamento têm como objetivos o controle e a prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. Participação da comunidade. Sistema de saneamento básico brasileiro: ineficiente.
Coleta e tratamento de água : Dissolução de substâncias e carregamento de resíduos ao cair na superfície. Águas subterrâneas e bolsões de água: melhor qualidade; livre de microrganismos.
Tipos de ÁGUA Água Potável: incolor, inodora e isenta de microrganismos patogênicos e substâncias químicas nocivas à saúde.
Água contaminada: contém microrganismos patogênicos.
Água poluída: contém substâncias químicas nocivas à saúde
Água salobra: elevada quantidade de substâncias orgânicas e minerais, sem contaminação tóxica, bacteriana ou