AMOR
Importância econômica e alimentar
A produção de maracujá é de grande importância para a economia brasileira, devido ao emprego intensivo de mão-de-obra, geração de renda, e principalmente pela colheita continuada da safra ao longo do ano. Além disso, seu cultivo pode ser realizado em vários estados brasileiro, posicionando o Brasil como maior produtor mundial.
Usado em forma de doces, sucos, sorvetes, chás, cremes, máscaras de beleza, óleos e extratos, ajuda a equilibrar o organismo, acalmar os nervos, devolver o brilho e maciez aos cabelos, alem de hidratar e tonificar a pele. Composto de água, carboidratos, minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (A, C e do complexo B).
Apresenta propriedades depurativas (eliminação de substâncias nocivas ao organismo) e antiinflamatórias alem de sua ação sedativa, funcionando como um suave calmante. É na folha que fica a maior concentração da substancia responsável pelo afeito calmante, relacionado também ao combate da ansiedade e da insônia.
Condições edafoclimáticas favoráveis
O maracujazeiro é uma planta de clima tropical e subtropical, com temperatura média entre 25 a 26 ºC; precipitação pluviométrica ideal entre 1.200 mm a 1.400 mm bem distribuída ao longo do ano. Os solos mais recomendados são os areno-argilosos, profundos, férteis, bem drenados, pH entre 5,0 e 6,5 e altitude entre 100 e 900 m com topografia plana a ligeiramente ondulada.
Implantação
A implantação de pomares comerciais é por via sexual através de sementes. O critério para a seleção de frutos deve ser rigoroso. As plantas devem ser sadias, vigorosas e produtivas; frutas com alto teor de polpa acima de 30%, com alta acidez e cavidade interna do fruto grande.
Outra forma de propagação é a via vegetativa através da estaquia e enxertia. Realizada em determinadas situações especiais, a exemplo de controle de fungos de solo e produção de clones destinados a fornecer sementes melhoradas.
Considerando que o