Amor
O planejamento das atividades do setor de estoque, é necessário para o correto controle dos níveis estabelecidos em equilíbrios com as necessidades de demanda. Uma ferramenta de grande utilidade para, se ter esse controle, é a curva ABC, pois permite identificar os itens que merecem atenção e tratamento adequados para a sua administração.
Dias (2010) diz que a Curva ABC possibilita identificar os produtos que necessitam de uma maior atenção e tratamento quanto à sua administração, tal sistema permite a classificação de materiais em grupos, determinando o grau de importância de cada um por ordem decrescente e estabelecendo prioridades para administração de estoques, se bem utilizada, a ferramenta ABC pode aperfeiçoar o fluxo de materiais no recebimento, armazenagem e expedição. A adoção do método ABC no armazém estudado simplificará seu gerenciamento, auxiliando seu gestor na avaliação das condições dos produtos em estoque e na tomada de decisão.
Características da curva ABC
Produtos A: Produtos mais importantes dentro do estoque que requerem uma atenção maior do Gestor.
Produtos B: Produtos que devem ter um nível de atenção mediano.
Produtos C: Representam as mercadorias que possuem um menor impacto na administração de estoque devido sua pequena expressão em valor, requerendo um nível de atenção menor.
Ching (2008) esclarece que capitais empatados nos depósitos- custos operacionais- podem ser diminuídos se houver um entendimento do gestor que os produtos estocados, muitas vezes, não merecem a mesma atenção ou precisam ter a mesma disponibilidade.
DIAS P. M. A. Administração de materiais: Uma abordagem logística. São Paulo: Atlas,
2010.
CHING, H. Y. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada-Supply Chain. São
Paulo: Atlas.