“AMOK ON LINE E RESSENTIMENTO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES”

2826 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO

TEORIA CRÍTICA E INCONFORMISMO – NOVAS PERSPECTIVAS DE PESQUISA

AUTORES: BRUNO PUCCI,ANTONIO A. S. ZUIN & LUIZ A. CALMON NABUCO LASTÓRIA (ORGS)

“AMOK ON LINE E RESSENTIMENTO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES”

GRUPO:
Aline Cristine Boaventura
Jéssica Lopes Benatt
Jéssica Sousa Rezende
Marcela Missila de Brito
Reflexão sobre o texto: “Amok on-line e ressentimento entre alunos e professores”

Tendo a educação como processo de construção de conhecimentos, interação contínua dos indivíduos de modo geral, interligação do ensino-aprendizagem, assim como também um processo de conscientização e humanização das pessoas, estamos em um processo de aprendizagem e ensinamentos, uma vez que a educação está presente em todas as atividades de nossa vida, seja na religião, na arte, na escola; e a escola sendo vista como espaço ideal para transmissão de cultura.
Os professores no processo educacional e formativo tem o objetivo de estabelecer um clima de confiança e uma atitude de respeito com o aluno e isto passa a ser um mediador das aprendizagem, ou seja ,através da afetividade o professor fortalece relações educacionais dentro e fora da escola. O aluno é uma pessoa em desenvolvimento que trás consigo conhecimentos e qualidades e também apresenta muitas necessidades. Assim, o papel do professor não reside tanto na transmissão de uma série de conteúdos, mas na sua capacidade de compreender as diferenças verificadas em uma turma.
Por outro lado, o professor cada vez mais tem se ressentido em seu cotidiano profissional. Sentimentos de desilusão, de desencantamento com a profissão são freqüentemente relatados. Tal distorção no conteúdo de suas atividades pedagógicas não lhes permite vivenciar esse trabalho como significativo, o que gera um processo de permanente insatisfação. Essa situação os induz a sentimentos de indignidade, fracasso, impotência, culpa, desejo de

Relacionados