Amizade e a ética
BACHARELADO EM DIREITO
AMIZADE E A ETICA
ANÁPOLIS
2013
RESUMO: O presente trabalho contempla uma abordagem sucinta, porém de fácil entendimento sobre o que é amizade, perpassando pela sua definição e principais características. Neste ainda são apresentados os tipos de amizade referenciados na filosofia e também algumas nomenclaturas que senso comum dá para as diferentes formas de amizade percebida por eles. Por fim, é feita uma abordagem de como a amizade esta relacionado com a ética e sua importância nas relações entre os homens e na sociedade.
Palavras-chave: Amizade, Ética
Introdução
Inicialmente este trabalho traz uma explanação sobre a importância de compreender o que é a amizade fazendo referencia ao contexto em que vivemos. Relata sobre qual é a base que a sustenta, como por exemplo, generosidade, companheirismo, sinceridade e busca assim compreender como ela é construída e qual o seu significado dentro das relações humanas.
Apresenta elucidações de autores, em especial, Voltarie sobre como a Amizade é definida. O referido autor reforça a importância de ter a amizade como um contrato tácito, onde só quem tem amigos é que tem virtudes e dentre estas virtudes dizer a verdade é um privilégio de quem possui a amizade verdadeira.
Na sequência são descritas as principais característica que compõem a amizade, dentre elas, pode-se destacar a confiança mútua, a existência de um sentimento de reciprocidade e também a certeza de que amizade verdadeira não é exclusivista e sim dá a liberdade ao outro para conhecer novas pessoas sem o mede de perdê-la
Em complemento, utilizando do texto do autor Gabriel Chalita que faz uma explanação sobre amizade retratado por Aristóteles, são apresentadas os tipos de amizades e como elas se caracterizam. Em seguida, também é retratado como a Amizade é classificada no senso comum, qual é o