bioacústca
2004 palavras
9 páginas
BIOACÚSTICA – FONAÇÃO, AUDIÇÃO E ULTRASSOMSOM
São ondas mecânicas longitudinais que podem se propagar em gases, em líquidos, e em sólidos, exceto no vácuo. Sendo um dos meios pelo qual os animais superiores se comunicam e obtêm informações sobre o meio no qual se encontram. O som é uma onda de pressão.
Obs.: O ambiente gasoso é o pior meio de propagação do som. Quanto maior a massa específica do meio, maior será a propagação da onda sonora.
Intensidade do som
É a energia “E” sonora, ou acústica, que atravessa uma área “A” num intervalo de tempo t.
I = E / (A.t)
ou
I = p2 / (2.d.v)
Unidade de medida: W/m2 ou dB (decibel).
1 dB = 8,2857.10-3 W/m2.
FONAÇÃO
Envolve centros específicos de controle específicos da fala no córtex cerebral, funções mecânicas da produção de um som audível (voz) e o controle desse som para produzir um fonema definido.
1.1- VOZ
É o efeito da corrente de ar que vem dos pulmões através da laringe e da boca, acompanhada de vibrações das cordas vocais - pregas localizadas ao longo das paredes laterais da laringe. A produção do som envolve vários orgãos que conjuntamente fazem, como resultado, soar nossa voz. São eles: aparelho respiratório, a laringe, as cavidades de ressonância e os articuladores.
O ar inspirado passa pelas cordas vocais em posição aberta, enchendo os pulmões. Na expiração é que ocorre a fonação. O ar é aspirado pelos pulmões passa pelas cordas vocais em posição fechada.
1.2- Freqüência típica do homem (125 Hz) e da mulher (250 Hz).
1.3- Processo da articulação do som em fonema: envolve: lábios, língua e o palato mole.
1.4- Processo da amplificação do fonema: envolve as cavidades ressonantes constituídas pela boca, nariz, seios nasais associados, faringe e pela cavidade torácica.
AUDIÇÃO HUMANA
É o processo da captação do som no ar e sua conversão em pulso elétrico nervoso.
A ORELHA HUMANA
Órgão responsável pela audição.
1. Sensibilidade da orelha humana
A faixa de freqüência