Amigos, amigos, negócios à parte
Curso: MBA em Gestão Estratégica do Capital Humano
Disciplina: Comportamento Organizacional
Professor: Luiz Renato Ignarra
R.A: 412697
Análise das Diferenças Culturais nas Organizacionais
O que podemos definir sobre a análise das diferenças culturais nas organizações é que as empresas de porte grande possuem praticamente todos os conceitos bem definidos, já uma empresa de menor porte nem todos. Acreditamos que as empresas maiores possuem uma estrutura melhor de gestão já que possui um poder mais descentralizado; as funções são mais bem definidas; cada área possui um líder; os canais de comunicação são diferentes e inovadores, o que facilita a interação entre os grupos; as tomadas de decisão se tornam mais fáceis já que existe uma equipe por trás disso; além uma facilidade para incentivos e benefícios aos colaboradores; uma preocupação com a imagem da empresa e também com o descontrole e desperdício de material no qual resulta numa empresa “sustentável”.
Já as empresas menores nem sempre conseguem ter e/ou manter toda essa estrutura, por ter uma equipe menor o poder acaba se centralizando, o que acaba dificultando a comunicação; não existe uma equipe específica para cada trabalho, mas sim a mesma equipe para todos os trabalhos, o que acaba resultando num acúmulo de funções para apenas uma ou duas pessoas. As empresas pequenas também tem uma preocupação com sua imagem, mas acabam divulgando menos pois o desperdício é menor. A estrutura nem sempre é bem definida, pois às vezes uma pessoa consegue dar conta de duas funções; e os benefícios são menores devido ao menor faturamento e que eles encarecem quando são em menor quantidade.
Sabemos que na realidade a cultura organizacional é definida pela empresa e seu ambiente de trabalho independente do porte. Uma empresa familiar de porte grande possui uma cultura organizacional diferente de uma empresa comercial; as pessoas também ajudam a definir essa