Amidas
AMIDAS
Santo André
Novembro de 2013
Escola Técnica “Júlio de Mesquita”
3°C
AMIDAS
Santo André
Novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
As amidas formam um grupo funcional orgânico muito amplo caracterizado pela carbonila ligada a um nitrogênio, e por isso é classificado como uma função nitrogenada.
O conteúdo a seguir apresenta as propriedades de tal função, assim como as normas de nomenclatura segundo a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), aplicação industrial e comercial e algumas reações.
2. AMIDAS
2.1 DEFINIÇÃO
As amidas compõem um grupo orgânico funcional e são formadas pela reação de um ácido carboxílico com uma amônia ou com uma amina, e são caracterizadas pela presença da carbonila ligada a um nitrogênio:
2.2 NOMENCLATURA
A nomenclatura das amidas é feita como a de ácidos carboxílicos substituindo a terminação -oico do ácido por –amida.
Exemplos:
Metanamida (HCONH2)
Etanamida (H3CCONH2)
N-Metilpropanamida
As amidas são grupos prioritários frente às aminas, alcóois, cetonas, aldeídos e nitrocompostos.
As amidas atuam como substituintes quando na molécula há grupos prioritários. Nesse caso, precedem o nome da cadeia principal e utilizam o prefixo –carbamoil
Quando a função amida está ligada a um ciclo, nomeia-se o ciclo como cadeia principal e se emprega o sufixo –carboxamida para nomear a amida.
Exemplo:
Quando necessário especificar os radicais ligados ao nitrogênio da amida, a letra N antecede a ramificação.
Os derivados N-fenílicos das amidas primárias são chamados ‘anilidas’ e podem ser designados usando o sufixo ‘-anilida’ em vez do sufixo