Amida
Ritos de iniciação marcava passagem da fase de infância para estado adulto, são marcados por acções educativas a ter lugar por volta de 14 anos.
Ritos de iniciação compreende os fundamentos da vida social, os valores culturais costumes e tradições educação tradicional da ao jovem conjunto de conhecimentos utilitários muito diversos que lhe permite enfrentar, com eficácia e sem frustrações as dificuldades da vida futura.
O adolescente que passa pela iniciação tem a sua vida e da sociedade ama ideia clara ecorrente, sob o que os outros esperam e o que é que deles pode esperar.
A educação tradicional não existe, actualmente no país, mas continua presente na nossa sociedade. Nas zonas rurais a sua presença é notória, os valores tradicionais são defendidos pela família. Valor este que o africano de hoje tende a perder completamente.
Na sociedade tradicional, a educação dos jovens visava a sua integração de forma a preservar essa mesma sociedade, mantendo as suas características. E os jovens deveriam manter os hábitos e tradição da sociedade.
Objectivos dos ritos de iniciação * Preparar a rapariga para o futuro casamento e integra-la na comunidade dos adultos. Ensinavam sobre o respeito a ter pelos mais velhos, especialmente pelos sogros. * A submissão do marido, * O comportamento a ter para com o marido desde a forma de satisfazer o marido ate as manifestações de respeito por ele. * Ela aprendia também as regras higiénicas a ter durante os períodos menstruais e após o acto sexual.
Estas aprendizagens são diferentes, varia de região para região. Cada povo tem uma maneira de praticar os ritos de iniciação, neste trabalho irei abordar concretamente os ritos de iniciação da etnia Sena falarei como as senas tem feito estas praticas.
Ritos de iniciação na etnia Sena
Segundo Maria Bande, de 55 anos de idade, moradora do 13˚ bairro alto da manga, stofo, beira, as raparigas quando atingem por volta dos 7 anos são submetidas a ritos quentes. Nesta altura