amelia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
GEOGRAFIA HUMANA E ENSINO – PROFA. AMÉLIA REGINA
WILLIAM TORRES GONCALVES – 21100833
Fichamento do texto “Mudanças na prática docente: a aprendizagem em espaços não formais”
CASTELLAR. S.M.V. Mudanças na prática docente: a aprendizagem em espaços não formais, in Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (orgs.). Porto Alegre: Penso,2011.
Introdução
“Este capítulo refere-se ao projeto Escola do Possível: mudanças na prática docente e na gestão do currículo escolar, financiado pela FAPESP, que visa investigar formas alternativas e de ampliação dos espaços educativos.”
“Uma das propostas do projeto priorizou a reorganização pedagógica curricular, as ações docentes do ponto de vista da didática e da metodologia do ensino, o uso qualificado dos espaços de aprendizagem formal e não formal e consequentemente uma nova dimensão de projeto pedagógico para a escola.”
“Nesse sentido, desenvolvemos a pesquisa voltada a: 1) analisar aspectos relacionados a implementação de atividades de ensino[...] 2) identificar se há uma relação entre a escola e seu entorno, entendido como espaço de aprendizagem. 3) identificar e elaborar propostas didáticas e interdisciplinares que possibilitem mudanças na organização do trabalho pedagógico da escola [...]”
“A partir desses objetivos, procuramos analisar a relação professor-aluno, ou seja, a relação entre o ensino e a aprendizagem como elementos definidores do processo de construção do conhecimento escolar.”
“As atividades de aprendizagem aconteceram em vários espaços na escola e fora da escola, nos quais relacionamos os conteúdos teóricos com a realidade do aluno.”
“A preocupação central do grupo foi o trabalho realizado em sala de aula, sempre atuando com professores bolsistas e questionando quais possibilidades de mudança poderiam realizar em