Amea as aos Biomas
ALUNO: Ricardo Henrique;
TURMA: 3.1101.1 M
Os Biomas constituem um conjunto de fatores biológicos, bióticos e abióticos, tais como: vegetação, relevo, clima entre outros. De forma sucinta, podemos dizer que os biomas se constituem como grandes ecossistemas.
Manguezais:
Embora protegido por lei, o manguezal ainda sofre com a destruição gratuita, poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados. Lama, lodo, águas escuras, caranguejos e mosquitos. Lugares insalubres e propícios à disseminação de doenças. Assim eram vistos os manguezais, um importante ecossistema existente no Brasil e em outras regiões tropicais do mundo. O processo de ocupação humana no litoral brasileiro provocou, principalmente até meados do século XX, um enorme impacto neste ecossistema. Aterros e desmatamentos, em função da expansão urbana e industrial, reduziram drasticamente as áreas de manguezal.
Floresta Amazônica:
O fator mais influente é: o desmatamento ilegal de árvores (por madeireiras e a falta de reposição da cobertura vegetal). Outros fatores, também devem ser destacados: queimadas (produção de soja, por exemplo), biopirataria da fauna e da flora, uso de mercúrios nos garimpos, além é claro, da extinção dos animais.
Mata Atlântica:
Tal bioma é considerado um dos mais explorados desde o século XVI, devido à fatores históricos. Hoje restam bem menos de 10 % da sua cobertura vegetal original. Neste sentido, podemos então, sintetizar quais seriam as principais ameaças que contribuíram para este processo: desmatamento, exploração agrícola e caça ilegal.
Cerrado:
Este bioma é bastante semelhante à savana africana em vários aspectos, como por exemplo, as grandes áreas de vegetação rasteira e árvores isoladas. Todavia, vem sendo significativamente explorado. Os principais fatores relacionados são: desmatamento (para obtenção de lenha e carvão vegetal), queimadas, expansão das fronteiras agrícolas