Ambientes Terrestres MBI
A pele viva da Terra
Solo é a camada fina de material que cobre muito da superfície da Terra. Frequentemente tem 1 metro de grossura, e é vital para a vida humana. É o biomaterial mais complicado do planeta. Essa complexidade do solo é devido a 2 componentes: a arquitetura abiótica e a diversidade biótica, que é suportada pela energia do sol vinda da fotossíntese.
Abaixo da camada do solo esta a sub superfície que inclui a zona insaturada ou zona vadose e a zona saturada incluindo os aquíferos. A sub superfície é menos complexa porque tanto a taxa fotossintética quanto a diversidade biótica (limitada a microrganismos) são reduzidas consideravelmente. Essa área tem microrganismos, mas em menor numero e diversidade que na superfície do solo.
Características físico-quimicas do ambiente terrestre
1)Solo
É o produto final do intemperismo realizado pelo clima e por organismos viventes nos materiais que originam o solo ao longo do tempo. São 5 fatores formadores do solo: Material de Origem(pedras e minerais bases das quais o solo é formado a partir do intemperismo); Clima(precipitação e temperatura são importantes no intemperismo dos materiais de origem); Organismos(plantas, animais e micróbios adicionam matéria orgânica e ajudam na decomposição e ciclo de nutrientes que são parte do processo de intemperismo); Topografia(mais importantes são o ângulo de inclinação e o comprimento); e Tempo(essencial para o processo de intemperismo). A maior diferença entre o solo e a sub superfície é que na sub superfície o material de origem geralmente não sofreu intemperismo pelo clima e microrganismos. O numero de microrganismos também e menor.
2)Zona insaturada (Vadose Zone)
Definida como um ambiente insaturado que esta entre a superfície do solo e a zona saturada. Contem os materiais de origem que sofreram a acao do intemperismo e tem pouco conteúdo de carbono. A disponibilidade de