Ambientes organizacionais e da administração
UNIDADE 3
(AMBIENTES ORGANIZACIONAIS E DA ADMINISTRAÇÃO)
QUESTÃO 1
O Macroambiente é composto de fatores amplos, sendo eles: legal/político, internacional, tecnológico, econômico, social e o ambiente natural. Tais fatores tem relação com as atividades do governo federal, estadual e municipal, desta forma estão ligadas à legislação.
As forças políticas e legais podem restringir ou oportunizar projetos nas organizações, é o conjunto de regras de conduta impostas pelo Estado. O município deve avaliar cuidadosamente especificidades legais de cada área que for atuar, para que isto não atrapalhe suas ações e sua imagem. Dentre algumas leis e regulamentos estão a Constituição Federal, as Leis Federais e Estaduais, o Ministério Público, Consolidação das Leis Trabalhistas, dentre outros.
Os municípios, como parte do setor público, devem respeitar a legislação econômica de uma região que é medida pelo Produto Interno Bruto, na qual é influenciado pelo crescimento, pela estabilidade ou pela recessão econômica. Devem ser levados em conta vários fatores como a inflação, o câmbio, o nível de emprego e renda, arrecadação de impostos e tributos e comportamento do mercado consumidor. Os administradores precisam investir os recursos de modo a obter retorno e considerar sempre a escassez. Muitos materiais adquiridos pelo poder público sofrem influência no preço por estarem avaliados em moedas estrangeiras, como, por exemplo, o Dólar e o Euro.
Outro fator que representa um forte impacto nas organizações diz respeito aos fatores internacionais referentes a acontecimentos no cenário internacional. Os fatores internacionais são forças indiretas que se aplicam quando a organização se apoia em um fornecedor estrangeiro de recursos ou concorre com competidores internacionais, ou seja, importação e exportação.
Os fatores sociais incluem as características demográficas de uma sociedade, como o tamanho da população, densidade demográfica, faixa