AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Em um país como o Brasil, que está em desenvolvimento, seria muito importante ter leis e medidas mais claras e simplificadas. Nossas leis são totalmente confusas, muitas de difícil entendimento e algumas até com interpretações variáveis, que dependendo da atividade e empresa podem ser interpretada de outra forma.
Para piorar, a todo o momento são modificadas ou novas leis são criadas, o que torna o ambiente de negócios inseguro, as empresas não tem nenhuma garantia de como será o amanha, o que afeta a possibilidade de negócios e a sobrevivência da empresa. Uma nova lei pode mudar a forma de tributação, aumentar a alíquota de um imposto de uma empresa de um dia para o outro, por exemplo, podendo gerar um prejuízo impossível de ser calculado anteriormente.
O universo contábil também é afetado com essas mudanças constantes, as alterações de alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos tem quer ser acompanhadas sempre, como não se tem uma segurança, um calculo com uma alíquota defasada pode gerar uma multa a determinada empresa, que em alguns casos podem levar a falência, tamanho rigor são as punições no país.
Se as leis são totalmente confusas e atrapalham o desenvolvimento das empresas, elas precisam trabalhar outros lados para que possam crescer e desenvolverem, neste caso as medidas macroeconômicas e microeconômicas são de fundamental importância, estão intimamente ligadas e como as mudanças na economia resultam das decisões de milhares de pessoas, é impossível entender os desdobramentos macroeconômicos sem considerar as decisões microeconômicas a elas associadas.
A macroeconomia estuda a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento. Já a microeconomia analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a