Ambiente de Trabalho
Existem três componentes chaves na definição da satisfação no trabalho. O primeiro deles diz respeito aos valores propriamente ditos. O segundo componente se refere à importância dos valores, as diferenças entre os valores que as pessoas atribuem ao trabalho, o que o trabalho significa pra cada um. Esse é um fator crucial na determinação do seu grau de satisfação no trabalho. O terceiro componente é a percepção da situação atual em relação aos nossos valores.
Componentes esses que estão diretamente ligados à Teoria de Maslow, que propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis dispostos em forma de pirâmide, onde a base compreende às necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de auto realização.
Ao estudarmos essas teorias, relacionando-as ao texto distribuído em sala, onde um método de trabalho está virando tendência entre grandes empresas, apresentando cada dia mais crescimento e ganhos estatísticos em antigos problemas no meio trabalho. Como exemplo obtemos o maior rendimento dos empregados, menor nível de estresses, consequentemente melhoras perceptivas às empresas.