ambiente de negócios no brasil
Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.
A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.
Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.
Das definições anteriores podemos destacar várias diferenças que nos ajudam a distingui-las:
A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual.
A primeira delas estuda fatores econômicos globais, como um país, e a segunda específicos, como um consumidor.
As variáveis utilizadas são muito diferentes, por exemplo, em macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e em microeconomia a quantidade produzida por uma só empresa.
Há situações que afetam a macroeconomia e não a microeconomia, e vice-versa. Por exemplo, um novo modelo de carro muito barato afetará as variáveis microeconômicas, mas não as macroeconômicas.
Ainda que sejam muito diferentes, não são totalmente independentes e precisamos de ambas para compreender a economia.
Denomina-se política econômica o conjunto de medidas tomadas pelo governo para atuar a influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Essas medidas obedecem