Ambiente De Neg Cios No Brasil
A burocracia e os altos impostos são apenas algumas das dificuldades na abertura de novos negócios no Brasil. O nosso país está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesses nas empresas nacionais, para melhoria do ambiente de negócios, estando atrasado também em termos de ligação com processos que facilitem licenças e permissões para as empresas privadas. Essa realidade se torna ainda pior quando essas empresas dependem do setor público para o cumprimento de suas obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas e demais operações que dependem de autorização.
As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios, impactam em dois fatores importantes para as empresas: a continuidade e o valor do negócio. Com relação à questão da continuidade, o panorama econômico, político e normativo do país, inviabilizam as possibilidades de negócios e a sobrevivência da entidade. Governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país desestimulam um bom ambiente de mercado e negócios comprometendo a sobrevivência e a continuidade das empresas. Quanto ao valor do negócio, o ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado, implica na perda de valor dos ativos e ações das empresas. No tocante ao universo contábil, estas mudanças acarretam alterações nos critérios e técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados. Um bom exemplo disso são as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteram as alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
A macroeconomia trata a economia como um todo, e preocupa-se com a obtenção ou a criação das riquezas econômicas e suas respectivas repartição ou distribuição. As medidas macroeconômicas visam os efeitos dos empréstimos feitos pelo governo federal, as mudanças da taxa de desemprego ao longo do tempo, e políticas