O Com Rcio Internacional No Brasil Rascunho
O comércio internacional no Brasil é um setor com deficiências, mas com muitas oportunidades.
1Segundo o IBGE, o Brasil é a 7ª economia do mundo. Em relação ao PIB de 2014 – US$ 2,169 trilhões – o Brasil se coloca pouco atrás de países considerados desenvolvidos, como Reino Unido e França. Além disso, é classificado como uns dos 30 maiores importadores e exportadores do mundo. O país tem recursos para ser um dos países referência no setor de comércio exterior, mas para isso é preciso que se organize e implemente melhorias.
2O primeiro produto que moveu a economia do Brasil foi o Pau-Brasil no período logo após o descobrimento e mais tarde, com a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias passou a ser o açúcar a principal atividade, e que perdurou por quase todo o período de colônia, vindo a ser substituído como principal atividade pelo ouro da região de Minas Gerais em meados do Sec. XVII. Já independente, um novo ciclo econômico surgiu, agora com o café. Ele foi responsável por 70% das exportações do país. Esse momento foi fundamental para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, que acabou por tornar-se o mais rico do país.
3Produtos industrializados e semimanufaturados, no ano de 1960, correspondiam à apenas 5% do total das exportações do país, em 2005 esse tipo de produção já representava 60% de todo comércio exterior do Brasil, que indica e evidência os avanços econômicos provocados pela modernização do setor industrial.
Michele
Apesar de ter dado, ao longo da década de 90, um salto qualitativo na produção de bens agrícolas, alcançando a liderança mundial em diversos insumos, com reformas comandadas pelo governo federal, 4a pauta de exportação brasileira foi diversificada, com uma enorme inclusão de bens de alto valor agregado como joias, aviões, automóveis e peças de vestuário.
Em 2004, o Brasil começou a crescer consistentemente, devido à estabilidade econômica alcançada pelo Plano Real durante o governo Fernando Henrique Cardoso e pelo