Amazonia
A Amazônia pede socorro de todas as maneiras: socorro pelas áreas queimadas, derrubadas de árvores, extinção de animais, pelas águas desperdiçadas, poluídas; pelos seus povos, culturas. É preciso que as pessoas se conscientizem em não jogar lixo nas ruas e igarapés, pois elas mesmas serão os principais prejudicados com essa ação. A Amazônia sofre com o nosso meio ambiente deteriorado. Um dos maiores desafios a ser enfrentado é o crescimento das cidades e da população nos centros urbanos, que nos últimos anos vem acontecendo de maneira acelerada, sem que os poderes públicos consigam acompanhá-lo com a necessária infra-estrutura para garantir condições mínimas de qualidade de vida.
No entanto, precisamos ser os primeiros a cuidar e a preservar o lugar em que vivemos, através de campanhas de preservação e conscientização. Portanto, somos chamados a sair às ruas em defesa da Amazônia. Não vamos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, para que no futuro outras gerações também usufruam desse patrimônio que é a Amazônia.
A Amazônia, como também é conhecida a maior floresta tropical do mundo, guarda riquezas naturais de valor inestimável. São incontáveis espécies de animais e vegetais, conhecidos ou não do ser humano, que fazem da região a maior reserva de biodiversidade do planeta. Nos dias de hoje é grande a necessidade de preservarmos a natureza. Há locais que se formam reservas florestais, parques nacionais onde encontramos a paisagem natural, virgem, em que o homem não pode mudar seu meio ambiente.
Para que nossas paisagens sejam preservadas cabe também aos governantes elaborar leis de preservação ambiental, como também estabelecer mecanismos de fiscalização e