Amarelinha sustentável
A. Título da atividade lúdica:
Jogo “Amarelinha Sustentável”
B. Definição dos conteúdos:
Assuntos trabalhados: Ligações químicas (iônicas, covalentes e metálicas), polaridade, pontos de fusão e ebulição e interação intermoleculares (força de Van der Walls, ponte de hidrogênio e dipolo-dipolo). Contextualizados com questões ligadas a um tema que vem sendo muito falado atualmente: a sustentabilidade.
C. Definição da meta:
Diferenciar os tipos de ligações interatômicas e os intermoleculares, e também saber reconhecer suas características.
D. Definição dos objetivos:
Este jogo lúdico tem por objetivo trabalhar, revisar e fixar o conhecimento dos alunos sobre as ligações químicas e as interações intermoleculares.
E. Introdução:
O Objetivo da educação é formar cidadãos críticos e criativos. A ludicidade é uma metodologia que está sendo trabalho na prática pedagógica, e é muito eficinte, pois estimula sobretudo a inteligência por meio do jogo. Assim, contribui para o aprendizado do aluno. Segundo, Celso Antunes (2003): “O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências”. E também, segundo Jean Piaget (1967), “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Portanto, o ensino utilizando meios lúdicos, cria um ambiente gratificante e atraente, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral do aluno.
“Amarelinha Sustentável” é um jogo baseado no jogo infantil conhecido como amarelinha.
No jogo original, não existe perguntas, e com a finalidade educativa, elas foram incluídas neste projeto. O aluno deve respondê-las com o intuito de preencher as casinhas de 1 a 10 com quadradinhos. Se ele acertar a pergunta, poderá incluir o quadradinho no seu papel, se errar não. E vence o jogo quem preencher todos os quadrados e “chegar ao céu”.
Quadradinhos: São retirados de uma urna e, de acordo com o