amanda
Fernanda Praseres
Professora: Ceina Magno
Turma: STmb 246.02.13 CB
INTRODUÇÃO
Desde o dia 1º de janeiro de 2011, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está em vigor, com o objetivo de aproximar e padronizar ainda mais as grafias dos oito países que falam o nosso idioma. Até 2012, ano passado, o Acordo passaria por uma fase de transição, para que tivéssemos tempo suficiente para assimilar e nos adaptar às suas regras.
O novo acordo altera a maneira como escrevemos algumas palavras, principalmente no que diz respeito à acentuação e hifenização. Ele cria dificuldades, pois mexe diretamente com hábitos de escrita que já estávamos acostumados. É por isso mesmo, um desafio ao qual teremos de nos dedicar.
Desde o fim de 2010, a Secretaria de Estado da Educação vem realizando um amplo trabalho de capacitação com os 230 mil professores, professores-coordenadores, supervisores e diretores da rede pública estadual, criando um espaço na Internet em que eles podem estudar, pesquisar e tirar dúvidas. E também está treinando intensivamente professores de diferentes disciplinas, para que se tornem difusores das novas normas em suas escolas.
Assim, os 5 milhões de alunos da nossa rede pública começaram a incorporar as novas regras, preparando-se para o futuro.
Disse José Serra, o governador do Estado de São Paulo.
DESENVOLVIMENTO
Vejamos as principais mudanças na ortografia
TREMA – DESAPARECE EM TODAS AS PALAVRAS
Antes
Depois
Freqüente, lingüiça, agüentar
Frequente, linguiça, aguentar
* Fica o acento em nomes como Müller Acentuação 1 – SOME O ACENTO DOS DITONGOS ABERTOS ÉI E ÓI DAS PALAVRAS PAROXÍTONAS (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes
Depois
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia
Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
*