Amamentaçao
Sobre a amamentação, este artigo revela que as mulheres são conscientes porém inseguras sobre os benefícios da amamentação, se queixam que é difícil amamentar e requer tempo disponível para essa prática, o que nem todas tem devido ao fator sócio econômico, e isso contribui para o desmame precoce na qual acaba gerando um problema de saúde publica, pois é grande o numero de mães que optam por outros tipos de alimentos em detrimento do leite materno, levando o RN a carências alimentares já que o leite materno é completo e tem todos os nutrientes que o RN precisa.
Muitas mães são inseguras achando que seu leite é fraco e acabam introduzindo leite artificial no RN, acarretando problemas orgânicos e fisiológicos como cólicas e até mesmo alergia a lactose, assim interrompendo prematuramente a amamentação.
A (OMS) organização mundial da saúde preconiza leite materno exclusivo ate os seis meses de vida, visando melhorar a qualidade de vida das crianças e assim diminuir a mortalidade infantil.
Esse artigo também demonstra o quanto é importante nós como profissionais da saúde estarmos sempre atualizado quanto à promoção e prevenção da saúde, para podermos sanar duvida e orientar quando necessário.
Devemos explicar as mães quanto as vantagens e desvantagens da amamentação, o ideal seria que já no pré natal as gestantes recebessem orientações adequadas tipo como a preparação das mamas, como expor no sol, banho de luz, não usar hidratante na aureola, assim quando o bebe nascer as mamas já estão preparadas.
Devemos levar em conta a realidade de cada mãe, já que algumas precisam deixar de amamentar devido o retorno precoce no trabalho.
Mas nos como provedores de saúde devemos despertar o interesse da gestante e da nutriz quanto à importância da amamentação, pelo menos ate os seis meses de