Am Nia Em Tinta De Cabelo 3
1º - Calcule a massa de HCl necessária para se preparar 100 mL de uma solução 0,1 mol/L-1
MHCl = ↔ mHCl = MHCl mol.L-1 × MMHCl g.mol-1 × VHCl L mHCl = g A solução comercial mais concentrada de HCl possui 36% (m/m), portanto a massa de HCl concentrado para o preparo dessa solução será dado por:
mHClconc. = ↔ mHClconc. = mHClconc. = g Sabendo que a densidade do HCl concentrado é de 1,18 g.mL-1, o volume será dado por: dHClconc. = ↔ VHCl conc. = VHClconc. = mL 2º - Na capela, coletar esse volume com uma proveta de 10 mL. Transferir o ácido para um béquer de 100 mL que já contenha 25 mL de água destilada. Em seguida, transferir o conteúdo para um balão de 100 mL, completar o volume até o menisco e agitar. Todos os grupos deverão transferir as soluções para um frasco único.
II – Padronização da solução de HCl 0,1 mol.L-1 Utiliza-se como padrão primário o carbonato de sódio. 1º - Pesar, duas ou mais amostras de 0,05g (anotando até ± 0,1mg) de sal transferindo para um erlenmeyer de 250 mL, adicionando 20 mL de água destilada. Agitar até a dissolução total da substância e titular com a solução de HCl preparada, usando duas gotas de vermelho de metila . Leve colocação vermelha indica o ponto final da titulação. Aquecer a solução para eliminar o ácido carbônico residual na forma de gás carbônico, a coloração volta ser amarela. Continuar a titulação e repetir o procedimento de aquecimento até que a coloração vermelha seja permanente. MNa2CO3 = g VHCl = L 2º - Calcula-se, então, através dos dados experimentais obtidos, a concentração da solução de HCl, em mol.L-1
A reação envolvida: Relação em numero de mols
2 HCl(sol.) + Na2CO3(s) ↔ 2 NaCl(sol.) + CO2