Alzheimer - o mal do seculo - rezenha

1548 palavras 7 páginas
Curso Técnico em Enfermagem Resenha Critica Componente curricular: Clinica Médica Módulo: II Instrutor: Luiz Henrique Prado Coelho Conhecimento: características de idosos com doença de alzheimer e seus cuidadores: uma série de casos em um serviço de neurogeriatria1
Aluno: Antonio Pereira de oliveira

1 Artigo extraído de: Luzardo AR. Características de idosos com doença de Alzheimer e seus cuidadores: uma série de casos em um serviço de neurogeriatria [dissertação]. Porto Alegre (RS): UFRGS/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2006.

Título da resenha: A doença do século?
Subtítulo: A luta dos pacientes contra a perda de memória e suas implicações
Artigo: Características de idosos com doença de alzheimer e seus cuidadores: uma série de casos em um serviço de Neurogeriatria.

Lendo este artigo sobre esta doença que atinge uma enorme parte da população idosa do Brasil, é possível fazer algumas considerações importantes a respeito da mesma. Podemos aqui trazer um conceito primordial desta doença:
“A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurológica degenerativa progressiva que compromete o cérebro, causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento, alterações comportamentais e fisiológicas e demência. Definida por muitos como "mal do século", "peste negra" e "epidemia silenciosa", a DA é ainda pouco conhecida em nosso meio, apesar de bastante estudada, e tem efeito devastador sobre a família e o doente. Tida como uma doença rara, confundida com "esclerose" pela população em geral, a Doença de Alzheimer representa para a comunidade sério ônus social e econômico.”
Um trecho deste artigo nos traz os precedentes que esta doença causa no seio familiar e reflete

Relacionados