alvenaria
3.1 Atividades Iniciais Duas obras relacionadas a alvenaria foram visitadas, na primeira seria um futuro salão de beleza, onde antes era uma residência. O auxilio veio de pedreiros, mestres de obras, de um estagiário e do engenheiro responsável. Já na segunda obra, onde havia a construção de dezenas de casas, o auxilio foi unicamente do engenheiro da obra.
3.2 Materiais necessários Os materiais utilizados foram o prumo, colher de pedreiro, linha de nylon, tijolo, argamassa, areia grossa e arisco.
Prumo: É utilizado para verificar elevações em determinado ponto; tem uma participação fundamental e obrigatória na construção civil; o prumo é um instrumento simples e de fácil utilização que proporciona saber se a parede está alinhada, caso esta não esteja é necessário corrigir usando argamassa.
Colher de Pedreiro: Tem como utilidade possibilitar aplicação e o arremate de cimento, concreto ou de qualquer outra massa.
Linha de nylon: Esta será colocada em cada fiada de tijolo, ou seja, em cada nova alvenaria de tijolo; a linha é utilizada para deixar os tijolos alinhados.
Tijolo: Os blocos de tijolos que podem ser utilizadas são de três tipos, bloco cerâmico, concreto e o tijolo maciço.
Argamassa: Finalidades da argamassa:
Assentamento de tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica e tacos de madeira;
Impermeabilizar superfícies;
Regularizar (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar);
Dar acabamento às superfícies.
Areia Grossa: Para argamassa de assentamento de tijolos é utilizada a areia grossa; também poderia ser utilizada areia fina, porém devido a essa ter um preço mais elevado no caso de assentamento de tijolos que não necessita de tamanha qualidade optam por usar a areia grossa.
Arisco: É como se fosse uma areia grossa peneirada.
3.3 Processos construtivos
O primeiro passo para se dar inicio ao processo de alvenaria seria cavar o alicerce, especificando, irá fazer uma escavação de