2 A OBRA
2.1 Características
Durante o processo de elaboração do trabalho que tem como base o material cerâmico foram visitadas três obras para analisar cada estágio com o qual a cerâmica pode ser usada, afinal, não só a peça cerâmica é usada na construção civil, mas também o tijolo ou bloco, telha, além dos sanitários.
Destas, a primeira foi um prédio de objetivo administrativo, em que se concentrará a nova sede do Conselho Regional de Medicina (CREMEC). A obra estava na etapa de assentamento cerâmico, no caso desta em questão foi utilizado porcelanato polido, de 60x60.
De acordo com a imagem 1 é possível notar que primeiro a argamassa é espalhada na parede em preparação da peça de porcelanato que ali será fixada, é através da argamassa que esta terá uma melhor fixação. É necessário ressaltar que quando a cerâmica não está aprumada, o pedreiro retira a peça e corrige com argamassa para alinhar a peça às demais cerâmicas. Na imagem 2 é possível notar o pedreiro aprumando a peça. Já na imagem 3 ele esta utiliza o martelo de borracha para concluir o processo de assentamento. Ele repete o processo nas demais cerâmicas até que toda cobertura esteja revestida. Nas imagens em questão, o pedreiro estava assentando a parede de um banheiro de necessidades deficientes, portanto não havia qualquer mudança de nível.
Imagem 1 (acervo pessoal)
Imagem 2 (acervo pessoal) Imagem 3 (acervo pessoal)
Na segunda obra (construtora C3M engenharia) em que aconteceu a visita, esta anteriormente era uma residência, porém agora estava sendo construido um salão de beleza (Rituale). Durante o periodo em que fomos visitar já havia ocorrido o processo de demolição, e já estava na etapa de subir a alvenaria, toda a estrutura e um novo projeto estava sendo construído, de acordo com as necessidades de um estabelecimento comercial. O processo de cobertura estava sendo iniciado e este seria metálico.
Na imagem 4 representando o alicerce onde é possivel notar as