ALVENARIA ESTRUTURAL
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto.
No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra. Aqui, pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes – chamadas portantes – distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação.
Na alvenaria estrutural de blocos de concreto elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com consequente redução do tempo de execução e dos custos.
A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo total da obra. Bem utilizado, o sistema pode baratear a construção em média 30%, em relação ao sistema convencional de estrutura em concreto armado.
Esse tipo de sistema construtivo, possui muitas vantagens, e tem sido empregado em maior escala com o passar do tempo. Principalmente quando falamos de habitação de interesse social, pois como citado anteriormente, reduz o custo da construção.
Principais vantagens:
O uso de blocos de concreto para alvenaria estrutural exige planejamento e integração de projetos desde o escritório até o canteiro de obras.
Redução de mão-de-obra e tipos de materiais.
O planejamento evita perdas e acelera o ritmo da obra, além disso, projetos são mais fáceis de detalhar, executar e controlar
Técnica de execução simplificada. Não necessita de formas para vigas e pilares.
Estrutura e paredes mais leves proporcionam economia na fundação.
A principal característica do sistema é a utilização de blocos especiais para cada função. As peças específicas para a modulação e amarração das paredes, instalações elétricas, hidráulicas, etc, facilitam a instalação eliminando a necessidade de rasgos nas paredes, reduzindo desperdícios e retrabalhos.