Relat Rio Cient Fico C Lula
“COMO SE PODE OBSERVAR A ORGANIZAÇÃO DE UMA CÉLULA”
Realizado por: Helena Ribeiro e Maria Manuel Resende
Concluído a: 15 de Março, 2015
Ano Letivo 2014/2015
Sumário:
Palavras-chave_______________________________________ 3
Introdução_________________________________________ 4-6
Procedimento experimental_________________________ 7- 13
Discussão/Conclusão__________________________________14
Bibliografia_________________________________________ 15
Palavras-chave
“Célula”
“Eucariótica”
“Procariótica”
“Animal”
“Vegetal”
“Elódea”
“Cebola”
“Epitélio lingual”
“Microscópio”
Introdução
Fundamentação Teórica:
Segundo a teoria celular a célula é a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos, sendo unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos mesmos. Todas as células provêm de células preexistentes.
Com o aperfeiçoamento dos microscópios, foi possível a distinção de duas categorias de células: as células procarióticas e as células eucarióticas.
As células procarióticas, representadas pelas bactérias, são estruturalmente mais simples do que as células eucarióticas. Este tipo de células não apresenta núcleo organizado, o seu material genético forma o nucleoide. A fotossíntese e respiração celular ocorrem nas membranas.
Dentro das células eucarióticas, as mais complexas, podemos distinguir dois grandes grupos distintos, as células animais e as células vegetais.
Fig.1- Célula Procariótica. (Bactéria)
O microscópio é um aparelho utilizado para ampliar, visualizar e estudar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu. O microscópio ótico utiliza uma luz e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras que são utilizadas.
Para conseguir visualizar com mais clareza os constituintes característicos das células animais, iremos utilizar água iodada e corante azul metileno. Esta é uma técnica importante para a observação a microscópio porque