Psicologia E Profiss O Em SP
SÍNTESE – PSICOLOGIA E PROFISSÃO EM SÃO PAULO
O texto prendeu a discutir preocupações acerca do futuro da profissão dos psicólogos e do significado social dos serviços prestados por estes profissionais. A proposta é abrir espaço para os problemas da sociedade e reavaliar a imagem do profissional psicólogo no Brasil.
Pode-se perceber atitudes equivocas no próprio curso de psicologia que pouco se modificam, como: insistir para que o profissional apareça ao leigo como um homem d ciência, a divulgação de conhecimentos psicológicos, sob forma de textos mais simples, contar com atividades profissionais para criação e difusão de uma imagem adequada como um homem de ciência , as dificuldades aparecem quando avalia-se pela autoimagem. Por essas razões a modalidade de psicologia que não seja clinica é extremamente desprestigiada, essa autoimagem tem como referência que psicólogos prestam assistência a pessoas individuais para aqueles que possuem recursos para pagar, configurando assim a imagem ligada a profissão.
O ensino da psicologia é função de um certo papel do psicólogo e é a sociedade quem determina, ao terminar os estudos os psicólogos criam expectativas pessoais que determinam a escolha da psicologia, muitas vezes a imagem clínica da profissão.
E com tudo isso o que ocorre muitas vezes é esses profissionais que não escolhem a clínica se decepcionam e acabam por se sentir inferiores e ressentidos.
O conteúdo ideológico também é algo a se levar em conta e são de duas ordens: uma psicologia alheia as instituições sociais e outra implicam num modelo a melhoria individual. As questões ideológicas devem ser estudadas ao nível em que o