Alvenaria estrutural
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX
ARQUITETURA E URBANISMO Sistemas Construtivos Industrializados
Sistemas Construtivos Industrializados ALVENARIA ESTRUTURAL
Prof.: Renato Amorim Soares de Melo
Ágata Karem de Paula Amélia Serra Machado Cristhyane Santos Teixeira Dayane Antunes Moreira Michelle Alves Silva
6º período – integral
2º semestre 2012
APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
Descrição
Na Alvenaria Estrutural a parede desempenha um duplo papel, o de vedação vertical e suporte Estrutural, mas nem todas as paredes são portantes. Não existem pilares ou vigas como nas estruturas convencionais. As paredes devem resistir as cargas verticais (peso próprio e cargas de ocupação) e as cargas laterais (ação do vento, empuxo da terra, etc.), sendo que as laterais deverão ser absorvidas pelas lajes e transmitidas as paredes estruturais paralelas a direção do esforço lateral. Vedação
Alvenaria Estrutural é um processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte do edifício, dimensionadas através de cálculo racional.
Estrutural e vedação
APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
Descrição
Há quatro tipos de alvenaria estrutural: A alvenaria estrutural não armada é composta por argamassa + componentes. A alvenaria estrutural parcialmente armada é composta apenas de blocos de alvenaria e argamassa. Os reforços metálicos, nesses casos, apenas se limitam em cintas, vergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com o objetivo de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada se caracteriza por ter alguns vazados verticais dos blocos, preenchidos com graute, ou seja, micro-concreto de grande fluidez, envolvendo barras e fios de aço, funcionando como armadura convencional.
E a Alvenaria Protendida, que é reforçada por uma armadura ativa (prétensionada) que submete a alvenaria à tensões de compressão.
APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
Componentes
Componente ou unidade: É o que compõe os elementos da