ALVENARIA ESTRUTURAL NÃO ARMADA
RICARDO JOSÉ BEZERRA LEITE FILHO
ALVENARIA ESTRUTURAL NÃO ARMADA
RECIFE
2008
RICARDO B. LEITE FILHO
ALVENARIA ESTRUTURAL NÃO ARMADA
Trabalho apresentado ao departamento de pos-graduacao do curso de Especialização em Inspeção, Manutenção e Recuperação de EstruturasMonografia como avaliacao parcial do módulo de Inspeção e Diagnóstico de Estruturas de Alvenaria .
Ministrado pelo professor: João Vieira Mota
RECIFE
2008
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS.
Resumo
No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, elementos encarregados de receber o peso da obra. Por outro lado, na alvenaria estrutural esses elementos são desnecessários, pois as paredes - chamadas portantes - distribuem a carga uniformemente ao longo dos alicerces.
Introdução
É um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, projetados segundo modelos matemáticos pré-estabelecidos. Nesse processo construtivo as paredes atuam como estrutura e têm a função de resistir às cargas verticais (devidas ao peso próprio da estrutura e ocupação) e às cargas laterais (que têm origem na ação do vento e/ou do desaprumo).
História
O uso de alvenaria estrutural tem milhares de anos e iniciou com a utilização do conhecimento empírico. Os exemplos mais expressivos de uso na antigüidade são as catedrais. São obras magníficas, existentes até hoje em excelente estado de conservação, que