Alvenaria Estrutural
Do antes e depois
sumário
Definição de alvenaria estrutural
A alvenaria estrutural
O controle da execução
Material empregado na alvenaria estrutural
Vantagens
Desvantagens
Alvenaria estrutural não armada
Alvenaria estrutural armada
O que é alvenaria estrutural?
Processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte do edifício. Na alvenaria estrutural a parede desempenha um duplo papel: vedação externa vertical e suporte estrutural.
A alvenaria estrutural é portanto, obras sem pilares e vigas convencionais, ela utiliza peças industrializadas de dimensões e pesos diferentes ligadas por argamassas.
A alvenaria estrutural
Nesse tipo de estrutura, a alvenaria tem a finalidade
de resistir ao carregamento da edificação, tendo as paredes função resistentes. A remoção de qualquer parede fica sujeita a analise e execução de reforços, por isso esse tipo de alvenaria é: vedação e estrutural. No processo de construção em alvenaria estrutural,
tem se de ter uma perfeita ligação entre engenheiro e arquiteto levando em conta o fator: compartimentação, vedação, isolamento termo acústico, instalações hidráulicas e elétricas(por dentro dos blocos) e função estética.
Controle da execução
A capacidade de carga ou tenção admissível da
alvenaria tem de estar bem definida e essa determinação tem de ser feita em laboratório ou baseadas em ensaios já elaborados de acordo com o material utilizado. Para se ter uma boa alvenaria, é necessário o controle não apenas dos blocos mais também da argamassa utilizadas. Portanto a execução da alvenaria estrutural deve ser controlada pois a espessura das juntas o prumo das paredes e sua altura também modifica a capacidade de resistência. Material empregado na alvenaria estrutural Os tijolos ou blocos que são utilizados na
alvenaria estrutural são feitos de vários tipos de materiais, mais o que