Alvenaria de pedra insossa
A alvenaria é tão antiga como a história da arquitetura, iniciada com as primeiras civilizações, cerca de 9000 a 7000 a.C., tendo surgido como uma técnica de construção. Foi a simplicidade do seu conceito (colocar uma pedra sobre outra) que permitiu a sobrevivência dos recém-sedentários, naturalmente que aperfeiçoando materiais e tecnologias ao longo dos tempos. A pedra, o tijolo de barro seco, a cal, o saibro, o betume, o gesso, entre outros, constituem materiais que os mais recentes aço e betão forma deixando para trás. Assim, o interesse da comunidade técnica pela alvenaria entrou em decadência.
Inicialmente os homens usavam formas naturais de moradias e templos, tais como: Grutas e Cavernas. Utilizavam também cabanas feitas com tronco de árvores, ramagem, pedras ou barro. Buscavam defesa e isolamento, utilizavam inclusive terrenos pantanosos onde construíam palafitas.
O Homem nunca se considerou membro de uma manada e buscou seu isolamento, mesmo que temporário, para ele e sua prole. Sempre quis resguardar a sua individualidade.
As formas das construções e os materiais empregados dependerão do local e da climatologia de onde se encontram. Duas necessidades deveriam ser atendidas pela arquitetura: defesa e religiosidade
2. ALVENARIA
A alvenaria é um material de construção tradicional utilizado pelo homem desde os primeiros tempos da história das civilizações. Em suas formas primitivas se caracterizava por ser de pedra ou de tijolos de barro de baixa resistência. Vários exemplos da utilização da alvenaria na antiguidade permanecem íntegros até os dias de hoje, tais como, as pirâmides do Egito, a grande muralha da China, as grandes catedrais, pontes, aquedutos, entre outros, como se pode apreciar nas Figuras abaixo:
Exemplos de construções íntegras de alvenaria na antiguidade
A palavra alvenaria tem origem no Árabe Al-Bannã, que significa “O construtor” segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira. O