ALUNOS Mar O 2015 MAYO
1930 – ABORDAGEM DASRELAÇÕES HUMANAS
Surgiu nos EUA (1923/ 1932) deslocando ênfase na estrutura e a ênfase nas tarefas para ênfase nas pessoas.
Nasce da necessidade de se corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho. Demonstra uma preocupação psicológica e sociológica quanto à influência massificante da civilização industrial sobre o ser humano.
Discute conceitos de motivação, a partir da psicologia social e faz surgir, em oposição ao "homem econômico", o "homem social".
A contribuição mais importante para a abordagem dos recursos humanos foi a série de estudos liderados por GEORGE ELTON MAYO (1880-1949) na
Western Electric Company, localizada em Chicago, em um bairro chamado
Hawthorne, onde ele pesquisou um grupo de trabalhadores e a relação da produtividade com e luminosidade no local de trabalho – ele organizou um grupo de trabalhadores que foram colocados em situações diferentes de luminosidade. No inicio de sua pesquisa, ele observou que quanto maior a luminosidade maior a produtividade e que o contrario também acontecia. Após essa observação, Mayo trocou as lâmpadas, mas manteve a mesma potencia – sem os trabalhadores saberem – e observou que a produção também oscilava.
– que concluiu que a produção sofria alterações não em função da luminosidade, como era esperado, mas do estado de espírito dos trabalhadores. Variáveis como horários, intervalo de descanso, alimentação forma verificadas sobre o efeito da produtividade, mas observou-se que a influencia de fatores psicológicos e sociais.
Mudou-se o foco da experiência de produtividade e luminosidade para comportamento das pessoas e suas diferentes reações a determinados estímulos. Verificou-se que as pessoas eram motivadas pois se sentiam importantes, fazendo parte desse grupo de analise e isso era um incentivo para união e trabalho em grupo. Observou-se também que as normas informais exerciam pressão sobre os diferentes grupos e que o grupo agia de acordo com essas normas