Alumínio
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons ) com massa atômica 27 u. É um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. É o terceiro elemento mais abundante da natureza e representa 8% da crosta terrestre.
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/aluminio.jpg
Onde se encontra:
As diversas fontes de alumínio, para o homem incluem, o ar, desodorantes anti-transpirantes, cosméticos, aditivos alimentares, chá, e água.
http://registrodiario.com/files/2013/03/agua.jpg http://1.bp.blogspot.com/_MgOVA6VrXj8/TB7W6HXsZ9I/AAAAAAAAAyA/Ymv8WrJBU1Q/s1600/roll-on.jpg http://www.onacional.com.br/img/not_20121025349181591_g.jpg
Medicamentos como antiácidos, contendo hidróxido de alumínio, podem também contribuir para um aumento na ingestão de alumínio pelos usuários destas drogas.
http://www.cliquefarma.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/antiacido.jpg
Em indústrias, como na produção de embalagens, fios e utensílios domésticos.
http://img836.imageshack.us/img836/6706/latac.jpg
http://i.ondecomprarbarato.net/2010/08/aluminio.jpg
Alumínio no organismo:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, atualmente (2013) se entende que a dose semanal tolerável é de 1 mg de alumínio por quilograma de massa corporal. Portanto, uma pessoa de 50Kg teria uma dose tolerável de 50mg de alumínio por semana.
O alumínio é um dos poucos elementos abundantes na natureza que parecem não apresentar nenhuma função biológica significativa. Algumas pessoas manifestam alergia ao alumínio, sofrendo dermatites ao seu contato, inclusive desordens digestivas ao ingerir alimentos cozidos em recipientes de alumínio. Para as demais pessoas o alumínio não é considerado tão tóxico como os metais pesados, ainda que existam evidências de certa toxicidade quando ingerido em grandes