Aluminio
1- Introdução
-O que é o alumínio?
O alumínio é um metal obtido a partir do minério chamado bauxita. O Brasil tem a terceira maior reserva de bauxita no mundo.
O país também é o sexto maior produtor mundial de alumínio em sua forma bruta e é o nono maior consumidor do metal no planeta.
-Quem faz?
Distribuída por todo o país, a indústria do alumínio, além de produzir um dos materiais mais utilizados na vida moderna, se preocupa em ter uma atuação responsável econômica, social e ambientalmente. A ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) estimula seus associados a buscar a sustentabilidade, aliando crescimento, inclusão social e cuidados com o meio ambiente, com objetivo de minimizar os impactos desta atividade e multiplicar os benefícios para a sociedade.
2- Vantagens do alumínio
No nosso dia-a-dia, o que queremos é uma vida mais prática. Por isso o alumínio é a melhor escolha. As latinhas de bebida gelam mais rapidamente, são fáceis de transportar e ocupam menos espaço; as panelas cozinham melhor e são mais leves; as embalagens descartáveis congelam e aquecem rapidamente os alimentos e não precisam ser lavadas depois de usadas. Isso tudo porque o alumínio é um ótimo condutor de frio e calor, não “enferruja”. As folhas de alumínio são ideais para tampar, proteger e aumentar a vida útil dos alimentos que precisam ser refrigerados, como queijos e laticínios.
Só um material absolutamente seguro poderia embalar produtos tão importantes para a vida das pessoas como os remédios e os alimentos. O alumínio está nas embalagens de comprimidos e é usado até para tratar a água que sai nas torneiras. Impede a passagem de ar, água e luz, aumentando a vida útil dos alimentos.
Tudo que é feito de alumínio, como panelas, portas e janelas, é infinitamente reciclável. O maior exemplo disso são as latinhas para bebidas, que voltam para o ponto de venda em menos de 30 dias depois de consumidas. Aliás, o Brasil é campeão mundial na reciclagem dessas embalagens.