ALTOS IDEAIS
GONZALEZ, Justo L. E até aos confins da Terra: uma história ilustrada do Cristianismo I Justo L. González; I tradução Itamir N de Souza. São Paulo: Vida Nova, 1995.
2. Breve Síntese.
O livro a Era dos Mártires, vem contar como procedeu o mártires dos primeiros cristão, no cenário onde os Judeus eram dominados por Roma, onde possuíam todo o controle político de Israel, haviam judeus que sofriam influência helenistas e seu idioma era o grego e judeus anti-helenistas. Os cristão iam se multiplicando e a igreja crescia na comunhão, e por outro lado também crescia a perseguição contra os cristãos, que por sua vez começaram a fugir para outras cidades e isso fez com que o evangelho se expandisse de forma mais rápida.
Com o passar do tempo foi crescendo a diferença entre o judeus cristãos e os judeus que não criam em Cristo, causando muito conflito entre eles, mas ambos os grupos sofriam perseguição de Roma, que com o passar do tempo passaram dar maior ênfase na perseguição aos judeus cristãos.
No governo de Trajano, fez uma perseguição diferente, pois deu ordem para que os cristãos não fossem perseguidos, e que estes fossem acusados por rebeldia e se eles não negassem a Cristo seriam mortos perante os tribunais, onde milhares de cristão foram mortos por não negarem a Cristo, onde os cristãos eram vistos como rebeldes e em um momento de conflito interno entre o pensamento hereges como gnosticismo e os ensinos de Máciom, que negavam o nascimento virginal de Cristo, com isso, foi necessário a formação do cânon oficial do Novo Testamento, com a finalidade de proteger a igreja de Cristo.
A Igreja primitiva era organizada com bispos, presbíteros e diáconos, variando de acordo com a localidade, e os cristão iam se multiplicando dia após dia e semeavam a palavra por onde passavam, e quanto mais propagavam o cristianismo, mais eram perseguidos e odiados pelo imperador romano, esse império era dividido em duas partes, a Roam do oriente e a