Alto forno
O ferro é a principal matéria-prima do aço e do ferro fundido que é encontrado sob a forma de minério de ferro, em rochas, fortemente associado ao oxigênio e sílica. Ou seja, o minério de ferro é um óxido, misturado com areia fina. E antes do minério ser levado ao alto-forno terá que torná-lo adequado ao uso(granulometria), pois o minério de ferro é encontrado em pó ou em pedaços menores que 10mm, por isso ele precisará ser adequado ao uso no alto-forno. Onde o mesmo só trabalha com pedaços que medem entre: 10mm e 30 mm. Então, o minério passará por processos de pelotização ou sinterização e o carvão mineral pelas coqueiras.
Minério
Na pelotização, as partículas ultra finas(pelletfeed-abaixo de 0,15mm) do minério de ferro é processado por um tratamento térmico obtendo um aglomerado esférico de tamanho(8 a 18mm) própria para alimentação das unidades de redução.
Pelotas
Já no processo de sinterização(sinterfeed-0,15 e 6,3mm) é obtido blocos feitos a partir de particulas de minério de ferro, carvão moído, calcário e água. Tudo será misturado para obter um aglomerado. Esse aglomerado será aquecido, quebrado em pedaços menores chamados sínter.
SInter
E nas coqueiras, que é um forno, e ocorre em temperatura entre 1.110 °C até 1300° C em ausência de ar, será colocado o carvão mineral. Nesta temperatura haverá liberação de substâncias voláteis. O produto resultante será o COQUE(alto ponto de fusão, grande quantidade de carbono e elevada resistência mecânica.) Ou seja, grande concentração de residuos carbonáceos servindo como combustível para a fusão e como redutor, pois o carbono vai se associar com oxigênio presente no minério de ferro.
Depois desses processos, o minério de ferro será levado ao alto-forno associado ao carvão mineral(coque), o calcário(fundente), o