Os pilares da avaliação por competência
A avaliação de desempenho é demonstrada como uma ferramenta essencial no cotidiano das organizações. Segundo Chiavenato (2006) apud Anhanguera designa avaliação de desempenho como um método utilizado para avaliar o desempenho atual, permitindo uma prospecção do desenvolvimento futuro do colaborador, com isso é possível obter periodicamente dados comportamentais destes. Este cenário levanta as necessidades de treinamento e desenvolvimento organizacional, conforme Éboli (2004) apud Anhanguera as empresas devem planejar situações que influenciem e desenvolvem o conhecimento. As práticas educacionais supracitadas elevam a satisfação no trabalho, os autores Silva e De Masi (1997) apud AVM afirmam que quando os programas de qualidade de vida são aplicados auxiliam na saúde mental do empregado, evidenciando um alto grau de motivação até mesmo no que diz respeito ao desempenho das atividades dentro do âmbito empresarial.
O objetivo deste trabalho é evidenciar o quanto os pilares supracitados dentro da gestão por competência permitem, simultaneamente, uma análise do capital intelectual, assim como mapeamento e planejamento para capacitação dos colaboradores, o que contribui com a saúde psicológica dos envolvidos.
CAPÍTULO 2 - REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 - Conceito de Avaliação de Desempenho
A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas responsável por avaliar o desempenho individual, profissional e organizacional dentro da atividade que realiza, metas, resultados e potencial de desenvolvimento sendo, elas individual ou grupal.
A Avaliação de desempenho também auxilia nas decisões que a Administração de Recursos Humanos precisa em relação a decisões a cerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamentos e planejamentos de carreira. A avaliação facilita o fornecimento de feedback, baseado em informações sólidas e tangíveis, assim